Brasil

Vacina do Butantan contra a dengue apresenta eficácia geral de 79,6%

Instituto desenvolve imunizante de dose única contra a arbovirose há mais de 10 anos

Por Da Redação
Ás

Vacina do Butantan contra a dengue apresenta eficácia geral de 79,6%

Foto: Divulgação/Butantan

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan possui eficácia geral de 79,6%, segundo uma pesquisa publicada na revista científica New England Journal of Medicine nesta quarta-feira (31). 

“Durante um período de inscrição de 3 anos, 16.235 participantes receberam Butantan-DV (10.259 participantes) ou placebo (5.976 participantes). A eficácia geral da vacina em 2 anos (de análise) foi de 79,6% […] entre participantes sem evidência de exposição prévia à dengue e 89,2% […] entre aqueles com histórico de exposição”, revela o resultado publicado na revista.

De acordo com o estudo, o imunizante apresentou 89,2% de eficácia em pessoas que já tiveram dengue antes do início da pesquisa, e 73,6% em quem nunca foi infectado. Durante o período de acompanhamento, só circulavam no Brasil os sorotipos 1 e 2 da dengue — por isso, só há dados sobre os dois. Foram registradas eficácias de 89,5% e 69,6%, respectivamente.

O imunizante desenvolvido pelo Butantan é projetado para proteger contra os quatro tipos diferentes do vírus da doença (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

O Instituto vem desenvolvendo esse imunizante há mais de 10 anos, em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês).

A conclusão do estudo mostra que a eficácia da vacina brasileira é semelhante ao do imunizante Qdenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, que será distribuído pelo SUS a partir de fevereiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário